O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu, nesta quarta-feira (25), na sede do órgão, a delegação da República dos Camarões, com o objetivo de discutir uma parceria bilateral para fortalecer e revitalizar a produção de cacau em ambos os países.
Durante o encontro, foi acordada a realização de uma visita ao país africano em 2024, para que especialistas brasileiros possam conhecer o modelo de produção e gestão do cacau em Camarões. Em troca, os brasileiros compartilharão suas práticas e técnicas sustentáveis utilizadas na cacauicultura nacional.
De acordo com o embaixador de Camarões e chefe da delegação, Martin Mbeng, as informações obtidas durante a visita aos produtores de cacau em Camarões serão essenciais para futuras propostas de cooperação entre os dois países.
A secretária-adjunta de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Lizane Soares, ressaltou a importância da parceria e da colaboração contínua para fortalecer a cadeia produtiva do cacau, considerando a relevância desse setor para ambos os países.
Além do embaixador e da delegação de Camarões, participaram da reunião representantes do Mapa, como o diretor substituto da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e coordenadores de diversas áreas do órgão.
O objetivo é promover a troca de conhecimentos e experiências, visando o aprimoramento da produção de cacau em ambos os países. A parceria bilateral busca fortalecer o setor e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura de cacau.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária