logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasil apresenta compromissos em sustentabilidade e boas práticas agropecuárias na COP 30 em Belém.

COMPARTILHE

O Brasil se prepara para a Conferência das Partes (COP) 30, que ocorrerá em Belém, no Pará, com a intenção de demonstrar ao mundo as práticas exemplares da agropecuária nacional. O evento será uma oportunidade para apresentar ações concretas que articulam a produção agrícola com a preservação ambiental, destacando o compromisso do país com a sustentabilidade.

A participação brasileira se destaca pela exibição de resultados tangíveis em áreas como sustentabilidade, bioinsumos e rastreabilidade dos produtos agrícolas. A intenção é reforçar que, embora o Brasil seja um dos maiores produtores de alimentos, essa produção ocorre de forma alinhada à conservação do meio ambiente.

O Brasil possui um dos códigos florestais mais rigorosos do mundo, e mais de 60% do território permanece preservado. Esses dados são importantes, pois devem ser encarados como uma vantagem competitiva na busca por um crescimento sustentável. A visão é de que produção e preservação podem coexistir, e o país apresenta-se como um exemplo de desenvolvimento responsável.

Um dos projetos que será destacado durante a conferência é o Caminho Verde Brasil, uma iniciativa para recuperar e transformar 40 milhões de hectares de áreas já afetadas pela degradação em zonas produtivas sustentáveis. Nos últimos três anos, o país investiu mais de R$ 50 bilhões nessa transformação, já conseguindo recuperar cerca de 5 milhões de hectares.

Além disso, a COP 30 servirá como uma vitrine para os bioinsumos desenvolvidos por instituições como a Embrapa e parceiras do setor. Estes insumos são fundamentais para garantir uma produção agrícola que respeite as diretrizes ambientais e promova a saúde do solo e das culturas.

Esta conferência representa uma chance significativa para reafirmar a imagem do Brasil como referência em agricultura sustentável, alicerçada na ciência, inovação e responsabilidade ambiental. O país está pronto para compartilhar suas experiências e soluções com o mundo, evidenciando que é possível conciliar crescimento econômico e proteção ambiental de forma eficaz.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade