logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hemoal adota horários especiais para doação de sangue no feriadão de Nossa Senhora da Conceição

COMPARTILHE

Durante o feriado em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que terá início no próximo sábado (6) e se estenderá até segunda-feira (8), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) adotará um horário diferenciado para facilitar a doação de sangue. As unidades localizadas em Arapiraca e Maceió, em especial, prepararão uma escala especial para atender aos voluntários que desejam contribuir com essa ação solidária.

A unidade Eldorado, que faz parte do Hemoal em Arapiraca e está próxima à Escola Alternativa, estará disponível para coleta de sangue no sábado, funcionando das 7h às 17h30. Na segunda-feira, a coleta ocorrerá das 7h às 17h, enquanto o Núcleo de Dispensação de Sangue operará sem parar, 24 horas por dia, inclusive durante o feriado. Na capital, a Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió seguirá o mesmo horário de funcionamento no sábado e na segunda-feira, ambas das 7h às 17h. Por outro lado, a Unidade Trapiche, também em Maceió, não abrirá no sábado, mas estará disponível para doações na segunda-feira, novamente das 7h às 17h.

É fundamental que os aspirantes a doadores estejam cientes dos critérios necessários para realizar a doação. Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Para os menores de 18 anos, a presença de um responsável legal é obrigatória. Além disso, a periodicidade para doação varia, permitindo que homens doem a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

Existem também condições que impedem temporariamente ou permanentemente a doação. Indivíduos que tenham sido diagnosticados com doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos estão permanentemente inaptos. Já pessoas que fizeram tatuagens, piercings ou procedimentos estéticos, como maquiagem definitiva, têm um intervalo de doze meses antes de poderem doar. Para garantir a eficácia e segurança do procedimento, é aconselhável que os doadores tenham dormido pelo menos seis horas na noite que antecede a doação e que evitem o consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Além disso, a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada, e mulheres grávidas ou amamentando estão impedidas de doar.

O Hemoal incentiva todos os que atendem a essas condições a contribuírem com essa causa tão vital, especialmente durante um período em que muitos aproveitam o feriado e, assim, podem se dedicar a um ato de solidariedade.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade