Espetáculo “Chão Vermelho”: Uma Viagem ao Sertão Alagoano dos Anos 1970
Realidade do sertão alagoano em foco
Daniel Borges/Ascom Secult
No dia 8 de dezembro, às 19h, o Teatro do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca apresenta o espetáculo “Chão Vermelho”. A peça será reencenada no dia 9 de dezembro, no mesmo horário, na Escola Estadual Prof. José Quintella Cavalcante. Com entrada gratuita e classificação livre, a obra narra a luta de uma família sertaneja diante da seca no sertão alagoano da década de 1970, abordando temas como resistência, memória e identidade cultural.
Dirigido por Marcos Cordeiro, o espetáculo destaca jovens talentos locais e inclui elementos tradicionais da cultura nordestina, como música, dança e encenação popular. A abertura contará com uma homenagem ao Mestre Nelson Rosa, ícone da cultura popular em Arapiraca, incluindo uma apresentação de Dança do Coco.
“Chão Vermelho” convida a uma reflexão sobre a vida no sertão e os desafios da seca, ao mesmo tempo que valoriza a força cultural nordestina. A iniciativa visa ampliar o acesso à arte, fomentar o debate cultural e fortalecer a conexão entre teatro, educação e comunidade.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca: “Temos trabalhado para garantir que a cultura esteja presente na vida das pessoas, especialmente através de projetos que revelam talentos locais e valorizam as tradições. ‘Chão Vermelho’ é um exemplo de como o teatro pode emocionar e educar.”
O espetáculo é recomendado para todas as idades e integra um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da cena artística de Arapiraca e região. O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc) e apoiado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).













