No atual cenário do setor de alimentação fora do lar, as expectativas são extremamente otimistas, especialmente com a chegada do último trimestre do ano. As confraternizações de final de ano, que incluem celebrações empresariais e reuniões familiares, estão contribuindo significativamente para um aumento na demanda por serviços de bares e restaurantes. De acordo com uma recente pesquisa, 81% dos empresários do setor acreditam em um crescimento do faturamento em comparação ao mesmo período do ano anterior, prevendo que uma parte significativa, cerca de 26%, espera um aumento de pelo menos 10%.
Os primeiros sinais desse otimismo já podem ser observados nos dados de outubro. Após um setembro complicado, onde 27% dos estabelecimentos registraram prejuízo, em outubro esse número caiu para 20%. Além disso, 40% das empresas conseguiram lucrar, o que representa um aumento de sete pontos percentuais em relação ao mês anterior. Dados do Índice Abrasel-Stone indicam ainda um incremento de 1,6% nas vendas do setor em outubro se comparado ao mês anterior.
Diante desse aumento do movimento, muitos estabelecimentos estão reavaliando suas operações. Aproximadamente 32% dos bares e restaurantes planejam contratar mais funcionários para atender à demanda crescente. Para 78% dos empresários, a chegada do fim do ano é o principal motivador para essas contratações, que frequentemente envolvem serviços de atendimento e garçom.
Um exemplo claro dessa movimentação é Pedro Mott, proprietário do restaurante Quintal do Espeto, que observou um aprimoramento nas reservas para este final de ano. Ele mencionou que o desempenho atual está superando o de 2022, com um aumento de 10% nas reservas até o momento. Para se adaptar à demanda, Pedro decidiu ampliar sua equipe fixa em cerca de 15% e também recrutou freelancers, ajustando políticas e remunerações para garantir acessibilidade a profissionais qualificados em um mês tão disputado.
As confraternizações corporativas têm se mostrado um componente vital para a reativação do setor. José Eduardo Camargo, um especialista na área, frisa que a diminuição do trabalho remoto tem facilitado a realização de eventos presenciais, resultando em aumento do tíquete médio e maior previsibilidade para os donos de estabelecimentos. Camargo afirma que, para muitos empreendedores, essas semanas de dezembro são essenciais para garantir um bom desempenho financeiro até o final do ano.
No Quintal do Espeto, mudanças no perfil de clientes se tornaram evidentes, com um aumento da procura por eventos corporativos que personalizam suas experiências, incluindo decorações e serviços exclusivos, especialmente por parte de empresas maiores. Essas tendências destacam um ano de recuperação e renovação para o setor, sendo um testemunho da resiliência e adaptação necessária diante dos desafios enfrentados.
Com informações e fotos da Abrasel/BR













