O Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de seu braço educacional, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), conduziu uma importante etapa da 14ª edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) entre os dias 24 e 28 de novembro. Este curso é altamente reconhecido no país por seu papel na capacitação e desenvolvimento de profissionais na área esportiva. Durante este segundo módulo de atividades presenciais, realizado no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, destacaram-se dois trabalhos excepcionais nas áreas de marketing e gestão financeira.
No auditório do centro, onde mais de 50 alunos se reuniram, Raquel Barros, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, sobressaiu-se com um estudo de caso em marketing. Seu projeto foca no aumento da popularidade do futebol americano no Brasil. Raquel compartilhou seu entusiasmo ao explicar que a ideia era atrair o público brasileiro que já consome a NFL para também apoiar a cena local. Sob a orientação do professor Ivan, ela visou a ampliação do reconhecimento da marca “Brasil Onças”, nome das seleções nacionais, tanto em solo brasileiro quanto internacionalmente.
Outro trabalho de destaque veio de Philipe Rabelo, representando o Instituto Olímpico Brasileiro, que se concentrou na gestão financeira do próprio IOB. Philipe ficou surpreso e contente com a consagração de seu projeto, que discutiu a sustentabilidade financeira da instituição. Seu enfoque foi otimizar o uso dos recursos já existentes e traçar novas estratégias para atrair patrocínios, refletindo sobre a importância da postura financeira da instituição.
Este curso, com uma carga horária robusta de 360 horas, é uma das iniciativas mais importantes de formação em gestão esportiva no Brasil. A metodologia mistura aulas presenciais e atividades virtuais, sempre voltada para o desenvolvimento de competências em liderança, governança e planejamento estratégico, buscando o fortalecimento contínuo das organizações esportivas no país. Assim, o CAGE continua a desempenhar um papel crucial na formação de líderes capazes de enfrentar os desafios do cenário esportivo brasileiro e global.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: No Curso Avançado de Gestão Esportiva do COB, Raquel Barros, da Confederação Brasileira de Futebol Americano, destacou-se em marketing, enquanto Philipe Rabelo, do Instituto Olímpico Brasileiro, brilhou em gestão financeira. Evento no Centro de Treinamento Time Brasil celebrou os melhores estudos de caso da 14ª turma. Foto: Alexandre Loureiro/COB.













