Alagoas Realiza V Encontro de Coordenadores Municipais dos Núcleos de Atenção ao Fumante
Na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas dará lugar ao V Encontro de Coordenadores Municipais dos Núcleos de Atenção ao Fumante. O evento ocorrerá no miniauditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), localizada no bairro Trapiche, em Maceió. O principal objetivo desse encontro é promover a troca de experiências e fortalecer as ações no combate ao tabagismo no estado.
O evento reunirá coordenadores de diversos programas de saúde, como o Programa de Controle do Tabagismo, o Programa Saúde na Escola (PSE), o Programa de Saúde Bucal e a Atenção Primária à Saúde. A proposta é estabelecer um ambiente propício para o diálogo e o alinhamento de estratégias que visem melhorar as ações de cuidado e apoio à população afetada pelo tabagismo.
Eunice Canuto, coordenadora do Programa Estadual do Combate ao Tabagismo, enfatizou a importância da participação de todos os envolvidos. “Este será um momento crucial para que possamos alinhar nossas ações e expandir o impacto das estratégias de cuidado nos municípios”, comentou. Segundo ela, o tabagismo continua a ser um dos principais fatores de risco modificáveis para várias doenças graves, alertando que muitas pessoas ainda subestimam os riscos associados ao uso do tabaco, tanto para os fumantes quanto para os fumantes passivos.
Atualmente, os Núcleos de Apoio ao Fumante estão presentes em 23 municípios de Alagoas, com ênfase em cidades como Maceió, Arapiraca e outras localidades. A implementação desses núcleos visa oferecer suporte técnico e assistência aos municípios no combate ao uso de tabaco, além de facilitar o acesso ao tratamento para aqueles que desejam abandonar o vício.
Os cidadãos que desejam auxílio na luta contra o tabagismo são encorajados a buscar os serviços disponíveis através do Programa Estadual de Controle do Tabagismo. Os núcleos funcionam em várias partes do estado, com a intenção de proporcionar um tratamento eficaz e abrangente aos fumantes que buscam ajuda, além de contribuir para o fortalecimento das políticas de saúde pública no combate ao tabagismo em Alagoas. A junta da iniciativa revela um compromisso coletivo em promover um ambiente mais saudável para todos, reduzindo assim as estatísticas alarmantes associadas ao consumo de tabaco.
Com informações e fotos da Sesau/AL













