Na noite de quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu a entrega de certificados no Theatro Sete de Setembro. Com essa ação, o município alcançou a marca de 2.487 pessoas qualificadas entre 2023 e 2025, em colaboração com o Senai e o Senar.
Os certificados contemplaram cursos nas áreas de Primeiros Socorros, Fabricação de Pães Caseiros, Processamento de Mandioca, Fabricação de Biscoitos, Relações Interpessoais, Laticínios, Inclusão Digital, Processamento de Polpas de Frutas e Combate a Incêndios.
O prefeito em exercício, Valdinho Monteiro, ressaltou: “Participar da entrega de certificados é um reflexo do compromisso da gestão em capacitar os penedenses, preparando-os para o mercado de trabalho e estimulando a criação de negócios próprios.”
Desde 2023, já foram qualificados 1.800 penedenses pelo Senai e 647 pelo Senar, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais. Nesta noite, foram entregues 350 certificados.
A mobilizadora da Assistência Social, Jothânia Matos, afirmou: “A conclusão destes cursos é uma oportunidade para muitos, que poderão gerar emprego e renda. Mais de 500 pessoas já foram capacitadas, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Penedo.”
Maria do Nascimento, uma das alunas que participou de quatro cursos, encerrou a cerimônia com um juramento, reafirmando o compromisso ético e social dos formandos em suas respectivas profissões.













