Na segunda-feira, 17 de novembro, ocorre a chegada do ministro da Agricultura e Pecuária em Belém, onde participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Este importante evento, que se estenderá até o dia 21 de novembro, tem como um de seus principais objetivos discutir e promover iniciativas voltadas para um agronegócio mais sustentável.
Um dos destaques da participação do ministério é a apresentação de um projeto de cooperação técnica que envolve a participação do Mapa, da Embrapa e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O foco deste projeto é o diagnóstico de pastagens degradadas, tema que será discutido no dia 18, às 16h30, no AgriZone, um espaço dedicado à agricultura sustentável dentro da COP30.
No dia seguinte, 19 de novembro, às 10h, será a vez de apresentar o “Caminho Verde Brasil” na Blue Zone, uma plataforma que procura integrar diferentes soluções sustentáveis para o setor agropecuário. Além dessas apresentações, o ministro também participará do painel intitulado “Uma só saúde para resiliência climática: soluções intersetoriais para desafios globais”, que acontecerá no dia 20, às 10h. Esse painel busca explorar a ligação entre saúde humana, animal e ambiental, discutindo como essas áreas podem trabalhar juntas para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Ainda no dia 20, o ministro dará prosseguimento a sua agenda com reuniões bilaterais agendadas com representantes de diversos países, uma oportunidade para fortalecer parcerias estratégicas e ampliar o diálogo internacional em torno das práticas agropecuárias. Esse dia também contará com uma reunião com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no contexto do painel “O desafio do comércio agrícola sustentável: um diálogo de alto nível”.
A participação na COP30 é vista como uma chance crucial para promover práticas agrícolas que atendam à demanda crescente por sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento econômico enquanto preserva o meio ambiente.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária













