Uma nova frente fria, associada à formação de um ciclone extratropical, está prevista para chegar ao Rio Grande do Sul na madrugada do próximo domingo, 16 de outubro. Este evento meteorológico promete ser intenso para a época do ano, trazendo consigo significativas instabilidades à medida que avança em direção aos estados do Centro-Oeste e Sudeste.
O deslocamento ágil dessa frente fria levará à ocorrência de pancadas de chuva, algumas delas potencialmente fortes, acompanhadas de alta incidência de trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h. Devido à gravidade das condições antecipadas, foi emitido um alerta de grande perigo (nível vermelho) para diversas áreas, incluindo Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Além das chuvas intensas e ventos fortes, não se pode descartar a possibilidade de fenômenos severos de natureza mais localizada, como tornados e downbursts, especialmente nas regiões sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. O rápido deslocamento do sistema frontal pode provocar a formação de linhas de instabilidade — quando células de tempestade se alinham, podendo se deslocar rapidamente e antecipar a chegada da frente fria.
As previsões indicam que os primeiros impactos serão sentidos ainda no dia 16 de outubro. É fundamental que a população permaneça vigilante e atenta às atualizações sobre as condições climáticas, pois as previsões podem variar rapidamente, dependendo da evolução do sistema. Assim, recomenda-se conferir frequentemente as informações e avisos meteorológicos mais recentes, disponíveis no portal do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), que fornece dados e alertas sobre o tempo em todo o Brasil.
O INMET atua como um órgão de referência em meteorologia e climatologia no país, oferecendo suporte técnico e científico nas áreas relacionadas ao tempo e clima, contribuindo para a segurança e bem-estar da população.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária













