logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Presidente do BNB destaca inclusão social na transição energética durante COP30 em Belém

COMPARTILHE

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que ocorre em Belém, a presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste, Sávia Gavazza, participou de um importante painel denominado “Voices of Transitions”. O evento reuniu lideranças de importância global para discutir como mulheres, jovens e povos indígenas podem ter um papel mais ativo na transição para uma economia de baixo carbono.

Em sua fala, Sávia Gavazza destacou o protagonismo do Nordeste brasileiro no campo das energias renováveis. Ela enfatizou que a região não só se destaca pelos seus abundantes recursos naturais mas também pela capacidade inovadora de seus habitantes. Segundo ela, essa transição energética deve ser conduzida de forma que inclua socialmente segmentos historicamente marginalizados, como mulheres e comunidades tradicionais.

A presidente do Consad mencionou o envolvimento do Banco do Nordeste no Programa Acredita no Primeiro Passo, uma iniciativa federal que visa apoiar populações vulneráveis. Ressaltou que o banco é o principal financiador do programa, que beneficia principalmente microempreendedores informais e participantes de programas sociais. Ela argumentou que essas populações devem ser protagonistas na estratégia de desenvolvimento sustentável.

Gavazza também abordou a implementação da Taxonomia Sustentável Brasileira pelo Governo Federal e pelo Banco Central. A ferramenta, segundo ela, será essencial para estabelecer critérios de sustentabilidade para classificações econômicas no Brasil, o que auxiliará o mercado financeiro a alinhar suas práticas aos princípios de governança ambiental e social.

Ainda segundo Gavazza, o Banco do Nordeste planeja adotar a Taxonomia Sustentável em suas políticas de financiamento. O objetivo é assegurar que os recursos sejam direcionados a projetos que efetivamente promovam a transição energética sustentável e impulsionem o desenvolvimento econômico e social no Nordeste.

O painel foi parte das atividades organizadas pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e contou com a presença de representantes de governos, instituições financeiras e organizações da sociedade civil. A participação de Sávia Gavazza destacou a relevância de uma abordagem inclusiva e sustentável na busca por soluções climáticas que não apenas atendam às demandas ambientais, mas que também promovam a inclusão social e a redução de desigualdades.

Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: BNB

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade