O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reafirmou seu compromisso com a integridade esportiva por meio da segunda edição do Fórum Esporte Seguro, realizada no dia 12 de novembro no Rio de Janeiro. Este evento de peso reuniu autoridades, dirigentes, antigos atletas e especialistas com o objetivo de debater estratégias para a prevenção e combate à manipulação de resultados no esporte brasileiro, fortalecendo assim a ética no cenário esportivo nacional.
Emanuel Rego, diretor geral do COB, destacou a importância de compartilhar conhecimento sobre manipulação de resultados com as confederações e entidades esportivas. Ele enfatizou a necessidade de promover um esporte ético, transparente e justo, fatores essenciais para o desenvolvimento saudável do esporte no Brasil. O evento contou com a presença de aproximadamente 160 representantes de Confederações Nacionais, Clubes e Organizações parceiras, entre eles, Giovanni Rocco Neto, do Ministério do Esporte. Giovanni destacou a colaboração entre o Ministério e o COB como fundamental para instilar uma cultura de integridade nos atletas e prevenir práticas de manipulação de resultados.
O Fórum também contou com uma participação especial através de vídeo de Arthur Zanetti, embaixador do programa “Believe In Sport” do Comitê Olímpico Internacional (COI), que salientou a importância da conscientização e educação dos atletas sobre os riscos da manipulação de competições esportivas. Temas cruciais como monitoramento, prevenção de fraudes e a importância da responsabilidade institucional foram discutidos em palestras e rodas de conversa com representantes de entidades nacionais e internacionais.
Uma mesa-redonda sobre “Ética e Integridade no Esporte”, comandada por Donata Taddia do COI, reuniu especialistas para discutir a importância dos códigos de conduta e da transparência. Já a discussão sobre “Regulamentação e Legislação” abordou a necessidade de leis mais eficazes e sanções adequadas para os infratores. A colaboração entre o COB e outras entidades foi sublinhada como essencial para fortalecer a cultura esportiva e proteger os atletas.
O evento ainda ofereceu uma plataforma para o lançamento do curso “Combate à Manipulação de Resultados, Juntos em Defesa do Jogo Responsável” pelo Instituto Olímpico Brasileiro, reforçando a importância do jogo limpo e da integridade esportiva. Para fechar o encontro, especialistas discutiram estudos de caso sobre manipulação de resultados, compartilhando lições aprendidas e desafios futuros.
O Programa Esporte Seguro busca estabelecer um ambiente esportivo seguro, respeitador e acolhedor, implantando princípios gerais de segurança e tratando temas como assédio, abuso e racismo em suas iniciativas. Cursos obrigatórios para atletas e membros das delegações continuam a ser promovidos, garantindo um compromisso contínuo com a ética no esporte brasileiro.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Legenda:
O COI, através do Programa Esporte Seguro, promoveu o II Fórum do Esporte Seguro no Rio de Janeiro para debater a prevenção e combate à manipulação de resultados no esporte brasileiro. O evento reuniu autoridades, ex-atletas e especialistas, destacando a importância da ética, transparência e integridade. Destacou-se o lançamento de um curso sobre o tema pelo Instituto Olímpico Brasileiro. Foto: Alexandre Loureiro/COB.











