O cinema brasileiro brilhou intensamente na abertura da 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema, realizada na noite de segunda-feira, dia 10 de novembro. O filme “Papagaios”, do diretor Douglas Soares, teve a honra de abrir oficialmente a programação deste importante evento, que se destaca por sua Mostra de Longa-Metragem Nacional. A exibição do longa atraiu a presença destacada do ator Gero Camilo, que interpreta o protagonista da história.
“Papagaios” conquistou o público, que manifestou entusiasmo e calorosa recepção, estabelecendo um clima de celebração da diversidade estética e temática que caracteriza a programação do circuito, tendo Penedo, reconhecida como Cidade Criativa da Unesco, como cenário para essa experiência cinematográfica. O filme mescla elementos de suspense, sátira social e uma dose de comédia, questionando os limites éticos da exposição midiática na sociedade contemporânea.
A trama centra-se em Tunico, o mais renomado “papagaio de pirata” do Rio de Janeiro, um personagem que frequenta os bastidores de reportagens e transmissões ao vivo em busca de projeção. Ao seu lado, Beto, interpretado por Ruan Aguiar, é um jovem misterioso que se torna seu aprendiz, contribuindo com um olhar único sobre esse universo característico. Gero Camilo comentou sobre a obra: “A ideia partiu de uma curiosidade antiga sobre essa busca incessante por visibilidade. Contudo, o filme transcende a simples sátira, incorporando a tensão do suspense de uma forma inovadora para o nosso cinema.”
“Papagaios” já é um sucesso reconhecido, tendo conquistado quatro categorias no 53º Festival de Gramado, um dos mais prestigiados do Brasil, onde levou prêmios nas categorias de Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri Popular, Melhor Ator para Gero Camilo, além de Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Recentemente, o ator também foi premiado no Brazilian Film Festival de Los Angeles.
Além de sua trajetória premiada, o filme provoca reflexões sobre a sociedade contemporânea, abordando temas como o desejo de ser visto, a manipulação de imagens e as dinâmicas de poder que permeiam a mídia. Com um humor ágil e uma atmosfera carregada de tensão, a obra inicia um diálogo relevante com o público e com o contexto brasileiro.
O Circuito Penedo de Cinema ocorre entre 10 e 16 de novembro, sendo promovido pela Universidade Federal de Alagoas e outros parceiros, reafirmando sua importância como uma vitrine para o audiovisual brasileiro e um espaço de reflexão e troca cultural.
Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo








