O Governo de Alagoas está priorizando a construção do Hospital da Pessoa Idosa dentro de um ambicioso plano de investimento de R$ 5 bilhões para a Grande Maceió. Essa nova unidade hospitalar, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins, receberá um aporte de R$ 15 milhões e está prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2026.
O Hospital da Pessoa Idosa terá como objetivo principal oferecer um atendimento especializado e de qualidade para a população com mais de 60 anos. Com uma infraestrutura que contará com 56 leitos — sendo 46 destinados à internação e 10 à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) —, além de 11 consultórios e salas equipadas para exames como tomografia, raio-X, endoscopia e ultrassom, a nova unidade promete atender a uma demanda crescente. Também haverá um laboratório para bioquímica e hematologia, bem como uma piscina de hidroterapia com tecnologia avançada.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) enfatiza que o investimento visa não apenas expandir os serviços hospitalares, mas também qualificá-los para enfrentar o aumento da demanda, resultante do envelhecimento populacional. De acordo com o governador Paulo Dantas, essa nova unidade reflete o compromisso da gestão com a saúde pública, priorizando o bem-estar dos idosos. Ele destaca a importância de proporcionar uma vida com qualidade e dignidade a essa população.
A necessidade de um hospital especializado para idosos se torna ainda mais urgente diante das estatísticas que revelam um aumento significativo na população com mais de 60 anos. Baseando-se em dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 409.225 idosos residem em Alagoas, representando 13,1% do total da população do estado. O envelhecimento demográfico é evidente, com uma diminuição na faixa etária de crianças e um aumento na proporção de idosos. Em 1980, 44,8% da população era composta por crianças de 0 a 14 anos; esse número caiu para 22,8% em 2022. Em Maceió, a relação entre idosos e crianças é ainda mais acentuada, com 39,3 idosos para cada 100 crianças.
Portanto, a construção do Hospital da Pessoa Idosa não é apenas uma iniciativa do governo, mas uma resposta necessária às mudanças demográficas e às necessidades emergentes de um público que merece um atendimento humanizado e especializado.
Com informações e fotos da Sesau/AL













