Paula Gomes, diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e responsável pela Saúde de Santana do Mundaú, participou, no dia 6, do XV Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde, realizado no Centro Universitário Cesmac. O evento teve como tema “Movimentos Sociais e o Direito à Saúde: vozes que transformam políticas” e contou com a presença do coordenador de Apoio Técnico do Cosems-AL, Joelson Lisboa.
Durante sua fala, Paula Gomes enfatizou que a união entre educação permanente e movimentos sociais fortalece o SUS, tornando-o mais humano e democrático. Ela destacou a importância dos municípios na implementação de políticas públicas, afirmando que “é nos territórios que a escuta se torna ação e a gestão se torna corresponsável pela transformação social”.
Gomes também reconheceu a colaboração da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), da CIES Estadual, da Escola Técnica Valéria Hora, da Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço (Cies) e do Conselho Estadual de Saúde (CES), ressaltando a importância do diálogo e do aprendizado coletivo.
O seminário abordou temas como práticas de Educação Permanente e Educação Popular em Saúde, além de experiências exitosas na gestão de projetos de saúde, como a de Arapiraca. Entre as atividades, destacaram-se discussões sobre movimentos sociais e o direito à saúde, práticas populares de cuidado e metodologias ativas na formação em saúde.
ASCOM COSEMS












