logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Participe da Bienal do Livro: Hemoal Incentiva Cadastro para Doação de Medula Óssea

COMPARTILHE

Hemoal Realiza Cadastro de Doadores de Medula Óssea na Bienal do Livro

Ação Aconteceu no Estande da Uncisal Durante o Evento Literário


Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário doar 5 ml de sangue para análise do código genético.

Josenildo Törres / Ascom Hemoal

Na tarde de segunda-feira (3), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) organizou uma ação para cadastramento de doadores de medula óssea na Bienal Internacional do Livro, em Maceió. Essa iniciativa ocorreu no estande da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em colaboração com o grupo Doutores da Alegria.

Durante o evento, 36 novos doadores se cadastraram, aumentando o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome) de Alagoas para quase 70 mil voluntários. Essa ampliação é crucial para ajudar pacientes com doenças hematológicas, como leucemia, que necessitam de transplante.

A assistente social do Hemoal, Rayara Andrade, destacou a importância da ação: “Precisamos aumentar o número de cadastrados, pois apenas um doador em cada 100 mil será compatível com um receptor.”

Como se Cadastrar

Para se tornar um doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos, portar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e Cartão SUS. Após a apresentação da documentação, o candidato deve doar 5 ml de sangue para verificar a compatibilidade genética.

Não podem se cadastrar aqueles com histórico de câncer hematológico, doenças autoimunes como lúpus, ou doenças infectocontagiosas, como HIV.

A Doação

Se houver compatibilidade com um paciente, o doador será convocado para exames complementares. A doação de medula óssea é feita através de uma punção na medula, que não deve ser confundida com a coluna vertebral, e o doador é liberado em até 48 horas.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade