O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desempenhará um papel central nas discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém, no Pará. Este evento oferecerá um espaço temático denominado AgriZone, coordenado pela Embrapa, que reunirá uma variedade de iniciativas focadas em práticas agrícolas sustentáveis, segurança alimentar e descarbonização na produção agropecuária.
Com a abertura ao público programada para o período de 10 a 21 de novembro, das 10h às 18h, a AgriZone promoverá um diálogo inclusivo, convidando representantes do setor produtivo, acadêmicos, órgãos governamentais e a sociedade civil a participarem de conversas fundamentadas na ciência. A programação abordará temas cruciais, como recuperação de áreas degradadas, adaptação às mudanças climáticas, práticas de pecuária sustentável e financiamento para iniciativas climáticas.
Localizada a menos de dois quilômetros das áreas de negociação, a AgriZone será uma plataforma abrangente que reunirá cerca de 400 eventos, incluindo painéis, exposições, experiências culturais e gastronômicas e apresentações de soluções tecnológicas e práticas agroambientais com foco em baixo carbono.
Os eventos programados cobrirão uma ampla gama de tópicos, desde políticas públicas para mitigação de emissões até experiências práticas voltadas para a restauração produtiva e a bioeconomia. Entre os destaques estão:
-
11 de novembro: Uma discussão sobre a mitigação das emissões de metano na pecuária de corte, abordando políticas públicas e suas implicações no campo, em colaboração com o Instituto Imaflora.
-
13 de novembro: Um painel focado em estratégias para a recuperação e conversão de áreas degradadas através de práticas adaptáveis ao clima, em parceria com o Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha.
-
15 de novembro: O programa que visa fortalecer a cadeia da castanha-do-brasil como uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento sustentável na Amazônia.
-
17 de novembro: Apresentação das ações voltadas à bioeconomia e descarbonização, destacando práticas agrícolas inovadoras.
-
18 de novembro: Um encontro voltado à cooperação regional em agricultura e mudanças climáticas na América Latina e no Caribe.
-
20 de novembro: Um evento focado na transferência de tecnologia como um motor para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Adicionalmente, haverá debates sobre comércio agrícola sustentável em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de abordagens inovadoras no uso de fertilizantes, promovidas pelo Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Cefenp).
Com o objetivo de mostrar como o setor agropecuário brasileiro pode contribuir para soluções globais em relação às mudanças climáticas, a AgriZone se propõe a apresentar políticas públicas, tecnologias e modelos produtivos que integrem produção, conservação e inclusão social durante os 11 dias de conferência.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária