logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Crianças exploram botânica em coleta divertida no Parque do Horto em Alagoas

COMPARTILHE

Na manhã do dia 22 de novembro, o Parque do Horto foi cenário de uma experiência única voltada para o aprendizado sobre a flora brasileira. A 4ª edição do projeto “Botânico Mirim” reuniu um grupo de crianças que, armadas com lupas e muita curiosidade, partiram em uma trilha para coletar amostras de plantas. Essa atividade prática proporcionou uma imersão no universo da botânica, permitindo que os pequenos participantes entendessem a importância da preservação ambiental.

Durante a atividade, os jovens exploradores se depararam com a rica vegetação da Mata Atlântica, uma oportunidade que despertou maravilhas e interesse em cada detalhe da natureza. A aluna Maria Luiza, de apenas 11 anos, ficou encantada ao descobrir insetos escondidos nas folhas e animais que habitavam as árvores. “A parte mais legal foi encontrar insetos nas folhas e animais entre as árvores”, contou ela, evidenciando a conexão que muitos estabeleceram com o ambiente.

Matheus dos Santos, outro participante de 10 anos, também compartilhou sua empolgação. Ele mencionou a diversidade de plantas e árvores que tiveram a chance de conhecer. “A gente achou várias plantas e conheceu tipos diferentes de árvores, foi muito interessante”, afirmou.

Essa atividade faz parte de um projeto mais amplo, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, sob a coordenação do Herbário MAC. A consultora ambiental Karol Bonfim destacou que a interação das crianças com a flora é fundamental para o despertar do interesse pela botânica. “Foi um processo muito divertido. Junto às crianças, nós coletamos, prensamos e o material coletado será levado ao Herbário MAC para dar continuidade às atividades. Elas entenderam também sobre biomas e áreas protegidas”, explicou a especialista.

O “Botânico Mirim” é uma iniciativa que visa sensibilizar crianças de 8 a 12 anos sobre a importância da preservação ambiental. Ao longo de três meses, o projeto envolve diversas atividades dinâmicas e lúdicas, com o intuito de formar uma nova geração que valorize e cuide do meio ambiente. É um esforço que, sem dúvida, pode ter impactos significativos na conscientização ambiental futura.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade