logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasil obtém autorização da Índia para exportar novos produtos de origem animal após missão oficial.

COMPARTILHE

Encerrando uma missão oficial à Índia, uma comitiva brasileira retornou ao país com importantes avanços no comércio de produtos de origem animal. A autorização para exportação de novos itens, que incluem derivados de ossos bovinos, chifres e cascos, foi formalizada durante uma reunião com autoridades indianas. A entrega dos certificados ocorreu na presença de membros do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, destacando o potencial do país em agregar valor às suas cadeias produtivas.

O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais ressaltou que essas novas oportunidades de exportação foram fundamentais para aumentar a competitividade das cadeias pecuárias brasileiras. Os novos produtos têm aplicações em diversas indústrias, incluindo a produção de alimentos, itens químicos e farmacêuticos, como gelatinas e alimentos para animais de estimação.

Desde o início da nova administração, mais de 450 mercados foram abertos em 72 destinos diferentes, refletindo um esforço contínuo para diversificar as oportunidades de comércio. O adido agrícola do Ministério também enfatizou que a reunião com os representantes indianos não se limitou apenas às autorizações já concedidas, mas também abordou as negociações em andamento para outros produtos, como alimentos para pets, material genético avícola e recicláveis de origem animal.

Já durante esta missão, a comitiva participou de um encontro com o secretário-adjunto de Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, onde o foco principal foi o fortalecimento das relações comerciais bilaterais. O compromisso mútuo para aumentar a cooperação agrícola foi reafirmado, com discussões em torno de um plano que beneficie ambos os países.

Foi destacado o potencial significativo para aumentar o acesso a produtos do agronegócio brasileiro na Índia. O crescimento da renda e da demanda por alimentos no país asiático abre oportunidades para exportações de proteínas, legumes e frutas, consolidando o Brasil como um parceiro estratégico nesse segmento.

Além disso, a busca por equivalência de padrões para análises de risco, especialmente relacionado a pragas, foi um ponto levantado para acelerar processos comerciais. O interesse brasileiro se estende ao envio de legumes e erva-mate ao mercado indiano.

Outro ponto importante abordado foi o Memorando de Entendimento firmado entre a Embrapa e o Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola, que visa expandir a colaboração em pesquisa agropecuária. O objetivo desse acordo é o desenvolvimento sustentável da agricultura e o fortalecimento das instituições envolvidas na parceria.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade