Na manhã de sexta-feira, 17 de outubro de 2025, a Escola Municipal Prof. Deraldo Campos, localizada no bairro Vergel do Lago, recebeu uma nova edição do projeto “Samu nas Escolas”, uma iniciativa que visa educar crianças e adolescentes sobre primeiros socorros e a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Este projeto, que atende alunos do Ensino Fundamental I, tem como público-alvo crianças de 6 a 13 anos.
Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de explorar uma ambulância do Samu, onde aprenderam sobre os diversos equipamentos utilizados nos atendimentos de emergência. A proposta do projeto é não apenas ensinar noções práticas de como agir em situações críticas, como desmaios, queimaduras e engasgos, mas também conscientizar os jovens sobre os perigos e as consequências do uso indevido do número de emergências, como os trotes. Esses trotes, que frequentemente sobrecarregam o sistema, podem acabar dificultando o atendimento a pessoas que realmente precisam de ajuda.
A enfermeira Beatriz Santana, coordenadora do Samu em Alagoas, ressaltou a importância da iniciativa, afirmando que ela atua como uma ferramenta de formação cidadã. Ao capacitar as crianças, o projeto promove uma consciência social que pode prevenir tragédias. Para ela, a educação recebida pelos alunos pode transformá-los em agentes multiplicadores de informações, essenciais para a construção de uma comunidade mais solidária e informada.
A diretora da escola, Josenete Costa Bezerra, reforçou a relevância das lições aprendidas pelos estudantes, destacando que o conhecimento sobre primeiros socorros é vital e pode fazer a diferença em momentos críticos, não só na vida dos colegas e familiares, mas também em situações cotidianas.
Os acadêmicos de Medicina e Enfermagem envolvidos na ação conduziram dinâmicas práticas abordando temas importantes. Jamily Ester Lourenço da Silva, aluna do 4º ano, compartilhou sua empolgação ao aprender a desengasgar um bebê e como apagar um incêndio em uma panela, mostrando o impacto positivo da formação recebida.
As atividades do Projeto Samu nas Escolas ocorrem regularmente às sextas-feiras, com horários agendados para atender as escolas interessadas. Aos interessados, a assistente social Maria Lierge Batista está disponível para informações e agendamento. Neste contexto, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância da abordagem lúdica e educativa que o projeto traz, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com emergências de forma adequada.
Com informações e fotos da Sesau/AL













