logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Secretária Aline Rodrigues representa Alagoas na Feira Anuga 2025, na Alemanha.

COMPARTILHE

Aline Rodrigues Representa Alagoas na Anuga 2025 na Alemanha

A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, participa da “Missão Europa: Internacionalização de Produtos da Agricultura Familiar do Nordeste do Brasil”, que começou no último sábado (4). A fase na Alemanha, que se estendeu até esta segunda-feira (6), incluiu a Feira Anuga 2025, o maior evento global do setor de alimentos e bebidas, realizado em Colônia.

O estande brasileiro, apoiado pela Apex Brasil, Sebrae e Consórcio Nordeste, foi um ponto de destaque para a promoção e negociação de produtos da agricultura familiar de Alagoas e outros nove estados nordestinos. A Anuga apresentou mais de 8 mil expositores de 120 países, com uma vasta gama de produtos, desde proteínas animais até alimentos gourmet.

Alagoas trouxe para a feira uma seleção de itens, incluindo óleo e leite de coco, pimenta-do-reino, sucos de frutas cítricas, e doces como goiabada orgânica. Essa participação é parte de um movimento crescente. Dados da Abrafrutas indicam que, em 2024, as exportações do setor de fruticultura alagoano ultrapassaram R$ 1 milhão, marcando um crescimento de quase 65% em relação ao ano anterior.

“Estar na Anuga foi uma chance estratégica de evidenciar a qualidade dos produtos da agricultura familiar de Alagoas. A recente certificação como zona livre de febre aftosa sem vacinação é um marco que abre novas portas para nossos produtos internacionais”, declarou Aline Rodrigues.

Durante o evento, a Apex Brasil disponibilizou intérpretes para facilitar as rodadas de negócios, promovendo interações entre cooperativas e compradores internacionais. A gestora destacou que é um avanço significativo para o cooperativismo alagoano, que agora compete em pé de igualdade com produtos do mundo inteiro.

O próximo destino da missão é Portugal, onde a comitiva brasileira participará de atividades de comercialização em Lisboa, de 7 a 10 de outubro. O programa inclui workshops sobre internacionalização de produtos e rodadas de negócios com empresários locais.

“É gratificante ver a participação de representantes do Nordeste em um evento de grande importância como este. A presença das cooperativas no mercado internacional proporcionará novas oportunidades de negócio para pequenos produtores”, enfatizou Wilson Dias, consultor do Consórcio Nordeste.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade