O Governo Federal investiu R$ 21,8 milhões para melhorar farmácias e centrais de abastecimento farmacêutico em 3.634 municípios, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa ação faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), que visa expandir o acesso a medicamentos e aprimorar a infraestrutura dos serviços farmacêuticos no Brasil.
A medida foi oficializada pela Portaria GM/MS nº 8.208, de 22 de setembro de 2025, que autoriza o repasse de recursos para os municípios habilitados no Eixo Estrutura do Programa.
Os recursos serão utilizados exclusivamente na Assistência Farmacêutica, permitindo adequações em farmácias do SUS e centrais de abastecimento. Os valores poderão cobrir serviços de terceiros, manutenção de imóveis e equipamentos, treinamento e despesas essenciais, como energia e internet.
Além disso, os recursos podem ser aplicados na compra de materiais de expediente e equipamentos. O Qualifar-SUS, portanto, não se resume a repasses financeiros; também reforça o compromisso do Governo Federal com a qualidade dos serviços nas farmácias públicas, garantindo acesso a medicamentos essenciais para toda a população.
Marco Aurélio Pereira, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ressalta: “Nosso compromisso é garantir o acesso universal a medicamentos e uma assistência farmacêutica qualificada para todos os brasileiros.”
Essa iniciativa evidencia a dedicação do governo em reforçar o SUS e expandir o acesso a medicamentos, promovendo cuidados farmacêuticos de alta qualidade em todo o país.
Consulte também o documento com orientações detalhadas sobre o Qualifar-SUS e a utilização dos recursos: Qualifar-SUS: Orientações sobre a utilização dos recursos financeiros do Eixo Estrutura.
Ministério da Saúde