As recentes iniciativas do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), resultaram em um avanço significativo no cenário educacional e de pesquisa do estado. Com isso, Alagoas conquistou a 5ª posição no pilar de inovação do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, saltando 10 posições em relação ao ano anterior.
Um dos destaques é a liderança nacional em concessão de bolsas de mestrado e doutorado. O estado se destaca não apenas pela quantidade, mas também pelo impacto positivo que essas bolsas têm na formação de novos pesquisadores, com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) já reconhecida como uma das melhores do Nordeste.
Além disso, Alagoas se destacou no indicador de estrutura de apoio à inovação, onde também alcançou a liderança, saltando 15 posições. O avanço na pesquisa científica foi igualmente notável, com o estado subindo sete posições e chegando à nona colocação no Brasil.
Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, enfatizou que esses resultados são o reflexo de uma política contínua de investimento em ciência e pós-graduação. Desde 2015, esforços têm sido concentrados, e particularmente a partir de 2022, os recursos destinados à área dobraram, aumentando a confiança da comunidade acadêmica e garantindo a continuidade dos editais públicos.
O ranking revelou também que, no pilar de inovação – que representa 6,9% do total – Alagoas avançou em cinco dos sete indicadores avaliados. Os dados indicam não apenas um crescimento na estrutura de apoio e na comunicação, mas também nas empresas de alto crescimento.
Essas conquistas posicionam Alagoas como um polo emergente de produção de conhecimento no Brasil, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e abrindo novas oportunidades para a juventude do estado.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.