O Brasil, reconhecido por sua vibrante cultura esportiva, enfrenta um desafio considerável: é o quinto país com o maior número de sedentários no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 47% da população adulta do país não atinge o mínimo recomendado de atividade física semanal. Contudo, nos últimos anos, uma nova tendência tem surgido como uma aliada na luta contra o sedentarismo: as corridas de rua. Estes eventos, que são organizados semanalmente em diversas partes do Brasil, têm cativado milhares de participantes. Interessantemente, a maioria deles não está focada em alcançar alta performance esportiva, mas busca saúde e bem-estar.
Marílson Gomes dos Santos, renomado atleta olímpico, destacou em sua palestra durante a COB Expo que a corrida de rua se consolidou como uma tendência, especialmente no período pós-pandemia, pois as pessoas buscam melhorar sua qualidade de vida. Gomes dos Santos, que construiu uma carreira de sucesso com conquistas como a Maratona de Nova York e a Corrida de São Silvestre, iniciou sua trajetória esportiva exatamente em corridas de rua. Segundo ele, uma das grandes vantagens dessa modalidade é a acessibilidade, já que não exige muitos recursos financeiros e promove uma socialização importante. “Treinar depende apenas de você”, salientou o atleta, mencionando também a facilidade de participação nas provas.
Em 8 de junho de 2025, o Comitê Olímpico do Brasil decidiu mergulhar nesse crescente movimento das corridas de rua ao realizar a Corrida Time Brasil no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de mais de três mil participantes, entre eles uma série de atletas olímpicos. Os concorrentes tiveram a oportunidade única de interagir com seus ídolos esportivos, desde o momento da retirada dos kits até a linha de chegada. O sucesso da Corrida Time Brasil foi tal que o evento foi incorporado ao calendário anual do COB até 2028, ano em que ocorrerão os Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Assim, com a popularização das corridas de rua e o apoio de iniciativas como as do COB, o Brasil avança em sua jornada para se tornar uma verdadeira Nação Esportiva, promovendo saúde, inclusão e engajamento esportivo em todo o país.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Corridas de rua estão transformando o Brasil em uma nação esportiva, atraindo milhares em busca de saúde e inclusão. A Corrida Time Brasil, no Parque Olímpico do Rio, reuniu mais de três mil participantes e se tornou evento anual do COB. Foto: Jonne Roriz/COB.