Debate na Câmara de Maceió Foca em Abusos de Flanelinhas e Proposta de Zona Azul
Na sessão ordinária de quarta-feira (24), a Câmara de Maceió discutiu a atuação irregular de flanelinhas. O vereador Thiago Prado trouxe à tona um incidente recente em que um flanelinha foi preso após quebrar o vidro de um carro no bairro Jaraguá. Ele ressaltou que exigir pagamento por serviços não prestados em estacionamento público configura crime e pediu à guarda municipal e à DMTT a realização de operações para coibir essas práticas.
“Exigir pagamento por um serviço não contratado é ilegal e punível com reclusão”, afirmou Prado.
A vereadora Jeannyne Beltrão destacou a complicação crescente dessa situação, especialmente na parte baixa da cidade, e sugeriu a criação de zonas azuis como solução. “Isso trará retorno financeiro ao município e oferecerá disciplina e orientação aos motoristas de Maceió”, argumentou.
Leonardo Dias também contribuiu à discussão, observando que a população está mais receptiva à instalação de zonas azuis. “Hoje, ao ir à praia, muitos acabam pagando flanelinhas para evitar danos aos seus veículos”, observou.
Por fim, o vereador Siderlane Mendonça sugeriu que a qualificação profissional para flanelinhas pode oferecer alternativas mais adequadas e respeitosas para esses trabalhadores. “É importante buscar treinamento para que possam atuar com dignidade”, concluiu.
Essa proposta de implementar zonas azuis e coibir abusos tem o potencial de melhorar a organização do estacionamento público em Maceió.
Com informações e fotos da Cmaâmara Municipal de Maceió