20/09/2025 14:17 | EsporteEducação
Alagoas encerra segundo bloco dos Jogos da Juventude com destaque nas modalidades de basquete e natação
Estado acumula cinco medalhas na competição, que continua até o dia 25 em Brasília
Alagoas conquistou várias medalhas nas disputas dos Jogos da Juventude
Abelardo Mendes Jr e Wagner Araújo / Comitê Olímpico do Brasil
Ana Paula Lins/Ascom Seduc
No segundo bloco dos Jogos da Juventude (JEJ), realizados em Brasília, Alagoas garantiu três medalhas nas disputas de basquete e natação – águas abertas. Com isso, somando as duas medalhas obtidas no atletismo durante a primeira fase, o estado totaliza cinco condecorações na competição, que seguirá até o próximo dia 25.
A equipe feminina de basquete brilhou ao conquistar a medalha de ouro da 3ª divisão, reunindo atletas de diversas instituições como os colégios São José, Madalena Sofia, Sacramento e Anchieta. Por sua vez, a seleção masculina também garantiu a prata na 3ª divisão, contando com atletas dos colégios Padrão, Anchieta, Saint Germain, Montessori, Multivisão e Sacramento. Em natação – águas abertas, o estudante Felipe Araújo, do Colégio Sacramento, trouxe para casa a medalha de bronze.
Basquete
Com essas conquistas, o basquete alagoano ascendeu de divisão nos jogos, passando da 3ª para a 2ª divisão, tanto para as equipes masculinas quanto femininas. No próximo ano, o estado participará da modalidade já na nova categoria.
Os técnicos Flávia Albuquerque e Ricardo Amorim comentaram sobre os resultados. A treinadora do time feminino ressaltou a importância dessa vitória e o esforço que a equipe dedicou desde a sua primeira participação nos jogos no ano anterior. Segundo Flávia, “esta medalha é um símbolo de realização, fruto de muito trabalho e perseverança. Sonhávamos com isso, e agora conseguimos, invictas!”.
Ricardo, que comanda o time masculino, complementou que a medalha de prata reflete o potencial do esporte em Alagoas, destacando a união e o talento demonstrado pelos atletas. “Esses resultados vão além de medalhas, simbolizam um crescimento significativo para o basquete alagoano”, afirmou.
Os capitães Sara Magalhães e Lucas Oliveira, também emocionados, compartilharam que essas medalhas representam a concretização de um sonho, resultado de muita dedicação e união entre a equipe. “É uma grande conquista não só para nós, mas para todos em Alagoas”, declarou Sara.
Águas Abertas
No que diz respeito à natação em águas abertas, Felipe Araújo fez história ao trazer a primeira medalha dessa modalidade para Alagoas, competindo em uma prova de 5 km. Ele já havia conseguido um quarto lugar nas provas de piscina, demonstrando seu talento e potencial.
Campanha Positiva
O chefe da delegação alagoana, professor Paulo Buarque, avaliou de forma positiva a participação do estado nos Jogos da Juventude. Ele mencionou que, além das medalhas no atletismo, a conquista no basquete e a introdução nas águas abertas são marcos importantes. “Esses resultados evidenciam a relevância dos Jogos Estudantis de Alagoas como um celeiro de novos talentos no desporto escolar”, explicou.
Próximo Bloco
A terceira delegação de atalistas da Rede Estadual de Ensino chegou a Brasília no dia 20 de setembro, representando modalidades como badminton, judô, ginástica rítmica, voleibol, handebol e taekwondo, e permanecerão até 25 de setembro.
Os representantes do handebol, vôlei e judô, entre outros, estão preparados para competir, com grandes expectativas para novas conquistas e aprimoramento das habilidades demonstradas até agora.
Com informações e fotos da Selaj/AL