No dia 20 de setembro, a Escola Técnica de Arte da Ufal (ETA) será palco da 5ª Feira Afro Criativa, comemorando a diversidade cultural e o empreendedorismo negro em Alagoas. A partir das 17h, o evento, que faz parte do Festival Afro Criativo, reunirá empresários, artistas e coletivos, destacando a economia criativa afrocentrada.
A entrada é gratuita e promete atrair um público interessado em produtos e serviços que dialogam com a identidade, inovação e ancestralidade. Promovida pela Rede Cenafro em parceria com a Formmer Afro, a feira tem como objetivo incentivar o afroempreendedorismo e permitir a circulação de ideias que celebram a cultura afro-brasileira.
Entre os expositores, destacam-se marcas como Cultivo Ancestral Ok, Meu Cheiro Nativo, Candela Vvelas, Natividade Design em Papel e Crys Castro, todos oriundos do programa Formmer Black Labs. Com um enfoque na abertura de mercado, a Feira Afro Criativa se posiciona também como um espaço simbólico, reavivando tradições e promovendo um impacto social positivo.
Além da comercialização de produtos, o evento contará com uma programação cultural que inclui o show de Arielly Oliveira & Banda, apresentando o que há de melhor na música preta contemporânea. A interação com o Curso de Produção de Moda da ETA/UFAL e o Projeto Parceiro – II Feira Moda e Arte, coordenado pela professora Pollyanna Isbelo Melo, também enriquecerá a experiência dos visitantes.
Jonathan Silva, representante da Rede Cenafro e da Formmer Afro, ressalta a importância da feira como um espaço de trocas econômicas e culturais. “Nosso objetivo é fortalecer o protagonismo dos afroempreendedores e proporcionar visibilidade a suas produções. A cada edição, reafirmamos que cultura e economia caminham juntas, especialmente sob uma perspectiva afrocentrada,” afirma.
Com essa proposta, a 5ª Feira Afro Criativa se consolida como uma vitrine da riqueza cultural de Alagoas, unindo inovação e tradições na celebração da identidade afro-brasileira.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.