O portal do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) está enfrentando instabilidades, impactando diretamente as administrações municipais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já contatou a equipe técnica da Receita Federal em 17 de setembro, destacando a necessidade urgente de normalizar o acesso.
Em retorno, a Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informaram que estão investigando a causa da instabilidade para restaurar o funcionamento da plataforma. A CNM orienta que os gestores municipais aguardem a solução. Assim que houver novidades, a entidade informará as prefeituras.
Sobre o portal do ITR
O portal do ITR é fundamental para que os Municípios realizem a fiscalização e o monitoramento da arrecadação do imposto. Nele, é possível acessar informações essenciais para cruzamento de dados, identificação de inconsistências e fortalecimento da malha fiscal. Essa ferramenta é estratégica, pois aumenta a eficiência na cobrança, promove justiça tributária e eleva a receita própria dos Entes locais.
As dificuldades afetam especialmente os Municípios que mantêm convênios com a Receita Federal, já que exercem de forma compartilhada a fiscalização do imposto.
Fonte: Agência CNM de Notícias