Com uma vasta gama de projetos e um compromisso com a eficiência, transparência e inovação, o Brasil se destaca como um modelo internacional em concessões de infraestrutura. Recentemente, esse tópico foi amplamente discutido em um evento internacional que ocorreu em Edimburgo, na Escócia.
O evento, intitulado Roadshow Internacional e Diálogo sobre Otimizações Contratuais, fez parte do Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura 2025. Reuniu um público diversificado, incluindo investidores, acadêmicos da Universidade de Durham, representantes de 16 estados brasileiros e diversas lideranças do setor de infraestrutura.
Durante o evento, foram apresentadas as novas diretrizes que regem as concessões no país, com destaque para as mudanças significativas em relação ao modelo anterior. A proposta atual enfatiza um rigor regulatório mais severo e uma maior participação do setor privado, além de apresentar uma carteira robusta de projetos já em andamento. Um ponto relevante mencionado é que o número de leilões realizados aumentou em quatro vezes em comparação ao período anterior, consolidando a posição do Brasil como detentor da maior carteira de concessões do mundo.
O Programa de Otimização de Contratos, desenvolvido em colaboração com o Tribunal de Contas da União, visa corrigir problemas técnicos e financeiros nos contratos de concessão que resultaram em paralisações e atrasos em obras e serviços. Essa iniciativa tem permitido soluções mais rápidas e eficientes, reduzindo custos e assegurando a continuidade das operações para os usuários.
Além disso, a nova política de concessões tem incluído inovações notáveis, como a redução das tarifas de pedágio com apoio público, a implementação de sistemas de cobrança sem parámetro de velocidade, descontos para usuários frequentes, e a adoção de tecnologias avançadas como 5G, telemedicina e pesagem em movimento.
Desde o início de 2023, o Brasil já concedeu 7,9 mil quilômetros de rodovias federais através de 16 leilões, atraindo investimentos que totalizam R$ 176 bilhões. A expectativa é realizar 45 novos leilões até 2026, com um total de mais de R$ 350 bilhões em investimento privado previsto. A carteira de projetos em desenvolvimento é coordenada pela Infra S.A., uma empresa pública focada em projetos estratégicos de transporte.
Durante o evento, um painel de encerramento trouxe à tona discussões sobre a transição energética e o uso de inteligência artificial na logística, ressaltando a relevância das novas tecnologias para a modernização da infraestrutura de transportes.
Profissionais da área destacaram os avanços das estratégias brasileiras voltadas à sustentabilidade, enfatizando a importância de construir uma infraestrutura resiliente e alinhada aos desafios climáticos. Com isso, o Brasil se posiciona como um exemplo a ser seguido na busca por soluções sustentáveis e eficientes no setor de infraestrutura.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes