Com um seleto grupo de artistas alagoanos, o Festival Internacional do Forró de Raiz marca presença em Lille, na França. O evento, que acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, reúne mais de 60 artistas do Nordeste em um intenso cronograma que inclui apresentações musicais, oficinas educativas, exposições culturais e rodas de conversa.
Entre os representantes de Alagoas, os músicos Anderson Fidélis e Giseldo Romeiro se apresentarão no palco principal, levando a essência do forró alagoano a um novo público europeu. Além disso, Alagoas contribui para a candidatura do forró como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, ao assinar um Protocolo de Intenções juntamente com outros estados nordestinos e o Governo Federal.
A secretária de Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância dessa participação: “Estar no Festival Internacional do Forró de Raiz reafirma nosso compromisso com a preservação e divulgação da cultura alagoana. Levamos à França a força da tradição nordestina, que buscamos ver reconhecida mundialmente.”
O festival é resultado de uma colaboração entre instituições brasileiras e francesas, como o Consórcio Nordeste, além de parcerias com órgãos estaduais e locais, incluindo a Câmara Municipal de Lille. Mais do que um espaço para exposições culturais, o evento simboliza a união do Nordeste na preservação do forró, reforçando sua relevância internacional e valorizando tradições que constituem a identidade do povo brasileiro.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.