Na última segunda-feira, o Diário Oficial da União publicou um decreto que designa 14 novos profissionais para o cargo de adidos agrícolas. Essas nomeações visam substituir os atuais representantes nas missões diplomáticas brasileiras no exterior, reforçando a atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Os novos adidos são: Rodrigo de Almeida, que atuará na embaixada do Brasil em Pretória, África do Sul; Caio Simão, que irá para Riade, Arábia Saudita; Juçara Duarte, que será destinada a Buenos Aires, Argentina; e Eduardo Magalhães, com missão em Camberra, Austrália. Outros nomes incluem Alessandro Cruvinel em Ottawa, Canadá; Tiago Oliveira em Seul, República da Coreia; e Barbara Cordeiro, que integrará a delegação brasileira nas organizações internacionais econômicas em Paris, França. Também foram nomeados Roberto Razera para Nova Delhi, Índia; Carlos Turchetto para Jacarta, Indonésia; André Okubo para Tóquio, Japão; Luna Alves para a Cidade do México, Estados Unidos Mexicanos; Andréa Figueiredo para Genebra, Suíça; Lucas Moraes para Bangkok, Tailândia; e Mirela Eidt para Hanói, Vietnã.
A atuação dos adidos agrícolas é fundamental para o fortalecimento das relações comerciais do Brasil com outros países. Esses profissionais desempenham um papel estratégico na promoção das exportações e na busca por novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros, além de estabelecer parcerias econômicas e diplomáticas.
Cada adido terá um mandato de quatro anos, que se inicia com a apresentação na respectiva representação diplomática. Atualmente, o Brasil conta com adidos agrícolas em 38 representações internacionais. Esses postos estão localizados em diversos países e organismos, incluindo Alemanha, Angola, China, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Índia, Itália, Marrocos, Reino Unido, Rússia, Singapura, e outros. Essa rede ampla de adidos permite uma maior visibilidade e acesso dos produtos brasileiros no comércio internacional, contribuindo para o crescimento do setor agropecuário do país.
Para mais informações, entre em contato com a imprensa do Ministério da Agricultura através do e-mail disponibilizado.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária