logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasil é reconhecido como país livre de gripe aviária, retoma exportações de carne de frango à UE.

COMPARTILHE

Na última quinta-feira, 4 de outubro, ocorreu uma reunião virtual de relevância entre os representantes da agricultura e da pesca no Brasil e autoridades europeias. O encontro contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária e do ministro da Pesca e Aquicultura, além do comissário europeu de Saúde e Bem-Estar Animal. Durante a videoconferência, um importante avanço foi anunciado: o reconhecimento oficial do Brasil como país livre da gripe aviária pela União Europeia (UE), o que abre caminhos para a reativação das exportações de carne de frango para os Estados-membros do bloco.

Este anúncio é um marco significativo, já que, em julho, os participantes da reunião já haviam discutido a necessidade de suspender as restrições que haviam sido impostas após a detecção de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em uma granja no Brasil em maio passado. O ministro destacou que a reunião anterior já havia servido para acompanhar o progresso dessa questão e que, em abril de 2024, uma auditoria da Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da UE havia atestado a robustez e transparência do sistema sanitário brasileiro.

O comissário europeu, durante o encontro, informou que, com base nas informações adicionais recebidas do Ministério da Agricultura e Pecuária após a última reunião, foi possível confirmar a segurança sanitária do Brasil em relação à doença. Este reconhecimento representa um passo importante para a normalização das exportações brasileiras. A UE se comprometeu a trabalhar junto aos Estados-membros para a retirada gradual das proibições e restrições anteriormente estabelecidas.

Em resposta a esse progresso, o ministro da Agricultura reforçou a importância de continuar avançando na agenda comercial, solicitando a retomada do pre-listing, um mecanismo que isenta as empresas brasileiras de auditorias adicionais, facilitando assim as exportações para a UE. Ele também pediu o fim do controle reforçado, um regime que impõe inspeções mais rigorosas aos produtos agropecuários importados.

A celeridade na resolução desse assunto foi garantida pelo comissário europeu, que afirmou que a questão seria tratada como prioridade e que, em breve, se espera que a votação sobre o levantamento das restrições seja realizada. Além disso, o ministro da Pesca solicitou uma auditoria da UE para inspeção de plantas frigoríficas de pescado no Brasil, com o intuito de viabilizar a retomada das exports do setor para o mercado europeu.

Com o reconhecimento da UE, o Brasil se posiciona para fortalecer ainda mais seu setor produtivo e consolidar sua presença estratégica no agronegócio global.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade