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Governo Federal lança edital para expansão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste na Bahia.

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Visando fortalecer a multimodalidade no Brasil e promover a integração regional por meio de trilhos, foi publicado um novo edital para a expansão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 2). Essa iniciativa contempla a contratação de obras entre os municípios de Guanambi e Caetité, na Bahia, com um investimento previsto de R$ 507,1 milhões para um trecho que se estende por 35,75 quilômetros.

O novo edital é o resultado de um esforço conjunto da Infra S.A., que revisou minuciosamente o traçado da ferrovia. A alteração foi necessária para evitar a proximidade da construção com a barragem de um reservatório de água vital para o abastecimento de várias cidades da região. Além da obra do Lote 05FC, também estão previstas as etapas de elaboração dos projetos de engenharia essenciais para a implementação do empreendimento.

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, enfatizou a relevância dessa nova abordagem, que promove um equilíbrio ambiental e torna a ferrovia mais sustentável, minimizando os riscos para as comunidades ao longo do trajeto. “As equipes se dedicaram a adequar o traçado, especialmente nas áreas próximas à Barragem de Ceraíma”, destacou Bastos, referindo-se à preocupação com os impactos sociais e ambientais da infraestrutura.

As empresas interessadas em participar da licitação devem submeter suas propostas exclusivamente por meio da plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil, seguindo o critério da menor oferta. Os documentos do edital e seus anexos estão disponíveis no portal da Infra S.A.

A Fiol desempenha um papel crucial na formação de um corredor logístico que visa otimizar o escoamento da produção agrícola da região Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Esta nova fase de obras é vista como um passo decisivo para transformar a economia baiana e, por extensão, o cenário econômico nacional.

Além disso, um dos aspectos significativos do projeto de expansão da Fiol é a sua conexão com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), localizada em Mara Rosa, Goiás. Essa interligação é parte de um grande corredor bioceânico que vincula o Porto de Ilhéus ao Porto de Chancay, no Peru, estabelecendo um novo eixo comercial com a Ásia. O projeto está integrado ao Plano Plurianual (PPA) 2024/2027 e já conta com recursos assegurados.

O corredor ferroviário Leste-Oeste, composto pela Fico e a Fiol, possui uma extensão total de 1.708 quilômetros. Essa rede será dividida em três trechos: 383 km da Fico I (ligando Água Boa/MT a Mara Rosa/GO), 840 km da Fiol 3 (conectando Mara Rosa/GO a Correntina/BA) e 485 km da Fiol 2 (unindo Barreiras a Caetité, na Bahia). Essa integração não apenas facilitará a logística do transporte, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico da região.

Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes

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