Aumento dos Casos de Meningite em Alagoas: Medidas Urgentes São Necessárias
O número de casos de meningite meningocócica em Alagoas atingiu 14, com seis óbitos registrados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Diante desse cenário alarmante, Rodrigo Buarque, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), se reuniu com representantes do Ministério da Saúde para discutir estratégias de mitigação.
Buarque se encontrou com Mariângela Batista, secretária de Vigilância em Saúde; Eder Gatti Fernandes, diretor do Programa Nacional de Imunizações; e Adriano Massuda, secretário executivo do MS. Ele enfatizou a importância do apoio de Hisham Hamida e Mauro Junqueira, líderes do Conasems.
A assessora técnica Kandice Falcão, especializada em imunização, também participou do encontro e integrará a comitiva que visitará Alagoas em setembro, com o objetivo de avaliar a situação e implementar ações eficazes.
Rodrigo Buarque alertou que a taxa de letalidade em Alagoas já supera a média nacional, exigindo uma resposta imediata e coordenada para enfrentar essa crise. Ele ressaltou que o sorogrupo B do meningococo, ainda não coberto pelo SUS, tem contribuído para a endemia, afetando principalmente crianças menores de cinco anos.