O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) está organizando um mutirão de limpeza na praia de Jacarecica, que ocorrerá nesta sexta-feira, 29. O evento começará às 8h30, em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do estado. Essa iniciativa é parte integrante dos projetos “Nossa Praia” e “Salsa Viva”, que visam conscientizar a população e os visitantes sobre a importância da preservação da faixa de areia e da vegetação costeira, elementos fundamentais para a saúde dos ecossistemas marinhos.
O superintendente de Preservação Ambiental do IMA, Pedro Normande, reforça que manter as praias limpas é essencial, não apenas por questões estéticas, mas, principalmente, pela saúde dos ecossistemas e da população. Normande enfatiza que o cuidado com as praias ajuda a evitar a poluição do mar, o que prejudica a fauna marinha e compromete a qualidade da água. Além disso, ao participar de ações como essa, a comunidade desenvolve uma consciência de responsabilidade compartilhada, entendendo que pequenas ações, como o descarte correto do lixo, são cruciais para um futuro mais sustentável.
O mutirão começará com uma atividade física, seguida por orientações sobre o trabalho de limpeza. O evento é aberto a todos que desejam participar como voluntários. Além da coleta de resíduos sólidos, o projeto incluirá o plantio simbólico de vegetação de restinga, promovendo assim a educação ambiental na prática e evidenciando a necessidade de conservação dos ecossistemas presentes em áreas urbanas.
A ação conta com a colaboração de várias instituições parceiras, como Meros do Brasil, OAB Alagoas, Casal e diversas universidades, como a UFAL, que trazem consigo expertise e apoio logístico essenciais para o sucesso do evento.
A programação do dia incluirá atividades como alongamento coletivo, a coleta de resíduos na areia e na restinga, e culminará com um encerramento simbólico, onde os participantes farão um “abraço” à restinga, celebrando a união em prol da conservação ambiental. O mutirão é uma oportunidade ímpar para a comunidade se engajar ativamente na proteção dos ecossistemas costeiros, reforçando a importância da preservação ambiental na convivência com a natureza.
Com informações e fotos da Semarh/AL