O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), prorrogou até 31 de agosto o prazo para inscrições no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável. Essa iniciativa visa reconhecer experiências que destacam a diversidade cultural, social e produtiva do Brasil, promovendo um turismo participativo e sustentável.
Podem se inscrever projetos nas áreas de enoturismo, segurança turística, turismo acessível, diversidade e inclusão, entre outros que valorizem sustentabilidade e cultura. O resultado das iniciativas selecionadas será anunciado em 31 de outubro de 2025.
A Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio, enfatiza que o Mapa é uma oportunidade para gestores, comunidades e empreendedores demonstrarem como o turismo pode ser uma ferramenta de desenvolvimento inclusivo e conservação do patrimônio cultural e natural. O Mapa também orienta destinos turísticos sobre boas práticas de gestão responsável.
Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável do ministério, acrescenta que o sucesso da primeira edição evidenciou experiências transformadoras no Brasil, e a nova atualização reforça o compromisso com um turismo sustentável e responsável.
Gestores públicos, empreendedores e representantes de comunidades tradicionais estão convidados a inscrever suas iniciativas, ajudando a promover um turismo mais inclusivo e inovador. Para mais informações, as inscrições podem ser feitas aqui.