Pão de Açúcar Celebra Raízes Culturais em Agosto Verde
Neste mês de agosto, a Secretaria Executiva da Primeira Infância promoveu o projeto “O Encanto das Nossas Raízes”, durante a programação do Agosto Verde. O evento proporcionou uma imersão pedagógica para profissionais da Educação Infantil de Pão de Açúcar, focando na cultura e na história das comunidades quilombolas de Chifre do Bode e Poço do Sal.
A programação incluiu caminhadas pelos locais e conversas com residentes, que compartilharam suas histórias de luta e identidade cultural. Essa experiência buscou conectar educadores às raízes sociais e históricas que moldam a identidade das crianças da rede municipal, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e sensíveis.
Os participantes também puderam assistir a apresentações culturais das crianças da UME Professora Maria Celeste, que encantaram com danças de capoeira, além do grupo Raízes, formado por alunos da instituição.
Outro destaque foi a roda de conversa liderada pela griô pedagoga Marizete, pela representante da comunidade quilombola Mocambo, Nazaré, e pela professora Luciglei dos Anjos. O diálogo abordou temas como educação, resistência e a valorização da cultura afro-brasileira.
A secretária municipal de Educação, Maria de Lourdes, enfatizou a importância da ação para melhorar as práticas escolares. “Entender a história e cultura dos alunos cria vínculos profundos e transforma a prática pedagógica”, afirmou. Ela destacou que a imersão é vital para que as crianças cresçam com autoestima e orgulho de sua identidade.
O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, reforçou o compromisso da gestão com uma educação inclusiva e de qualidade. “Estamos investindo em uma educação que respeita e valoriza nossas raízes, promovendo um futuro onde nossas crianças sejam protagonistas de suas histórias”, declarou.
O evento foi encerrado pela contadora de histórias Ana Moraes, da Caixa Cantada, que trouxe narrativas e práticas pedagógicas antirracistas, reafirmando o compromisso da rede municipal com uma educação plural e respeitosa às raízes culturais locais.