Maceió: Ciclovias saltam de 30 km para 71 km sob a gestão de JHC
Desde janeiro de 2021, a gestão do prefeito JHC tem se dedicado à melhoria da mobilidade urbana emMaceió, promovendo a ampliação das ciclovias e ciclofaixas. Antes com apenas 30 km de infraestrutura voltada para ciclistas, a capital alagoana alcançou impressionantes 71 km até dezembro de 2024, superando as expectativas iniciais.
Essa ampliação faz parte de uma estratégia de conectar os principais corredores urbanos da cidade, integrando bairros e incentivando o uso da bicicleta como opção de transporte seguro, sustentável e acessível.
O estudante Luiz Eduardo Torres, residente em Ponta Verde, destaca a importância da ciclovia na orla marítima em sua rotina. “Pedalar na orla é um alívio. O vento do mar, a segurança proporcionada pela faixa exclusiva e a ausência de carros mudaram completamente a minha experiência na cidade. Antes, eu passava horas no trânsito; agora, vou de bicicleta, me exercito e chego aos lugares sem estresse”, afirma Luiz.
Além da orla, a gestão JHC investiu em ciclovias de concreto e madeira na Avenida Fernandes Lima, ciclofaixas na Rota do Mar, entre outras melhorias em avenidas como Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo.
De acordo com o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), mais de 300 mil maceioenses utilizam a bicicleta para trabalhar, estudar ou se divertir, contribuindo para a redução do congestionamento e da poluição na capital.
A Prefeitura de Maceió continua planejando novos trechos prioritários, buscando interligar ciclovias e ciclofaixas para criar uma rede de mobilidade cicloviária ainda mais abrangente e segura. A expectativa é ampliar essa malha para atender todas as regiões da cidade, solidificando a bicicleta como um elemento essencial da mobilidade urbana em Maceió.