Maceió celebra nesta terça-feira, 19, o Dia Nacional do Ciclista com um avanço significativo em sua malha cicloviária, que agora conta com 96 quilômetros de infraestrutura. Esta rede inclui ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, faixas verdes e passeios compartilhados, criando um ambiente mais seguro e incentivando o uso da bicicleta para os deslocamentos urbanos.
“Maceió tem se esforçado para proporcionar segurança e incentivo aos ciclistas. Chegamos a quase 100 km de infraestrutura dedicada à acessibilidade e ao uso da bicicleta. No entanto, entendemos que isso é apenas o começo e seguiremos trabalhando para garantir mais espaço para a bicicleta e outros meios de transporte ativo na cidade”, afirmou Lavínia Tenório, coordenadora-geral de Gestão Semafórica.
Malcon Hermes, um ciclista que se mudou para Maceió em 2021, testemunhou a transformação da malha cicloviária. “É gratificante ver a cidade se desenvolvendo e oferecendo mais segurança e espaço para pedalar. A expansão da infraestrutura tornou a bicicleta não só um meio de transporte, mas também uma forma de praticar esportes e melhorar a qualidade de vida”, destacou.
O Departamento Municipal de Transito e Transporte (DMTT) reafirma seu compromisso em proporcionar segurança e qualidade aos ciclistas, fortalecendo o transporte ativo como uma alternativa sustentável e eficiente para os deslocamentos em Maceió.