7ª Conferência Estadual das Cidades: Propostas dos Municípios Alagoanos em Debate
A 7ª Conferência Estadual das Cidades de Alagoas ocorrerá nos dias 2 e 3 de setembro, no Centro de Convenções de Maceió. Este evento reunirá gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos, empresários e trabalhadores para discutir as propostas de 18 municípios alagoanos. As inscrições estão abertas até 29 de agosto e podem ser feitas neste link.
Até 10 de julho, foram realizadas conferências municipais que elegeram 254 delegados (153 titulares e 101 suplentes). Eles irão definir diretrizes para a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano e escolher 45 representantes para a 7ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá em outubro, em Brasília.
A professora doutora Regina Lins, coordenadora técnica do evento, ressaltou que os delegados representam diversos segmentos, incluindo poder público, movimentos populares, sindicatos, setor empresarial, acadêmicos e ONGs. Eles irão discutir e aprovar um texto-base com as propostas que irão representar Alagoas na etapa nacional.
As discussões se concentrarão em três eixos: políticas públicas de habitação, saneamento e mobilidade; gestão e financiamento; e temas transversais como sustentabilidade e segurança pública.
A secretária de Planejamento, Paula Dantas, enfatizou a importância da conferência para o futuro das cidades, promovendo um diálogo que busca a criação de ambientes mais sustentáveis e democráticos. Além disso, o evento ajuda o Governo Federal a compreender melhor as necessidades locais de Alagoas.
Na plenária final, os delegados aprovarão até 20 propostas prioritárias que integrarão a posição de Alagoas na 6ª Conferência Nacional das Cidades, cujo tema é: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Os representantes de Alagoas serão escolhidos para defender os interesses locais diante dos desafios do desenvolvimento urbano no país.