Após receber o prêmio MEC da Educação Brasileira das mãos do presidente Lula e do ministro Camilo Santana no dia 11 de outubro em Brasília, Santana do Mundaú celebra mais uma conquista significativa. Pelo segundo ano consecutivo, o município alcançou o 1º lugar no Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (Iqeal), um indicador que avalia a qualidade do ensino-aprendizagem e a alfabetização, sob a supervisão do Governo do Estado.
“Oito anos atrás, iniciamos uma transformação na educação de Santana do Mundaú. Sob a liderança do ex-prefeito Arthur Freitas e com uma equipe comprometida, conquistamos avanços notáveis, incluindo o melhor IDEB do Brasil nos anos finais e a maior taxa de alfabetização na idade certa em Alagoas. Hoje, como prefeito, continuamos a fortalecer o protagonismo estudantil, assegurando acesso a um ensino de qualidade através de investimentos estruturais que garantem resultados positivos e reconhecimento em nossa trajetória”, declarou o prefeito André Castro.
O Iqeal mede a qualidade educacional em Alagoas, considerando indicadores de qualidade, acesso, infraestrutura pedagógica e física das escolas, permanência dos alunos em sala de aula, investimentos e melhorias nos resultados de aprendizagem e alfabetização, com o objetivo de promover equidade entre estudantes de diferentes contextos socioeconômicos.