Na busca por aprimorar práticas de ética e integridade no setor de infraestrutura de transporte, um workshop intitulado “Integridade em Foco 2025” foi realizado na sede da B3, em São Paulo. O evento teve como objetivo discutir e estimular a governança responsável, expandindo a compreensão sobre integridade além da simples prevenção à corrupção.
Durante a abertura, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes destacou a importância de cultivar uma cultura de sustentabilidade que abranja não apenas aspectos ambientais e sociais, mas também a governança. Ele ressaltou que um enfoque amplo em integridade pode levar a instituições mais eficientes, que utilizam seus recursos de maneira apropriada e sem desperdícios.
O workshop foi organizado em colaboração com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e faz parte das iniciativas do Plano de Integridade do Ministério dos Transportes. Um dos aspectos abordados foi a evolução no entendimento de integridade, que, conforme o ministro da CGU, se amplia para incluir a eficiência institucional, elevando a qualidade do serviço público.
Um marco significativo foi o desempenho do Ministério dos Transportes em rankings de transparência. Após liderar o ranking de transparência ativa da CGU em 2023, a pasta repetiu o sucesso em 2024, alcançando a nota máxima. Com um processo contínuo de aprimoramento, a meta é alcançar um nível superior de excelência em integridade até o final deste ano.
A avaliação da integridade pública é feita através do Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), criado pela CGU, que mede o grau de conformidade de órgãos públicos com práticas de governança e transparência. O ministério, que começou sua gestão em 2023 com um desempenho abaixo do ideal, passou por significativas melhorias e já atinge um nível razoável de conformidade.
O evento contou com painéis temáticos que abordaram questões relevantes, como o “Pacto Brasil” e programas de integridade na legislação de licitações. A secretária Nacional de Transporte Rodoviário mediou uma discussão sobre como investimentos significativos são realizados de maneira transparente e íntegra, totalizando R$178 bilhões em contratações e destacando a necessidade de manter altos padrões éticos para conquistar a confiança dos investidores.
Representantes de grandes empresas do setor compartilham suas visões sobre integridade como um valor essencial, capaz de gerar credibilidade no mercado e responder às exigências de uma sociedade cada vez mais atenta a práticas responsáveis. Discursos enfatizaram que a melhoria nas práticas contratuais e o resgate de credibilidade são vitais para um novo cenário positivo no setor de transporte. O evento se concluiu com a expectativa de que, por meio de ações comprometidas, seja possível construir um futuro mais íntegro e eficiente para o setor.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes