A melhoria no escoamento da produção agrícola e a distribuição de alimentos estão se tornando preocupações centrais no Brasil, especialmente com o próximo leilão da Rota Agro (BRs 060/364/GO/MT), programado para quinta-feira (14), em São Paulo. Esta iniciativa visa modernizar as rodovias que conectam dois dos principais polos de produção agrícola do país, Goiás e Mato Grosso, ampliando o acesso e a eficiência na movimentação de produtos.
O trecho que compreende 490 quilômetros entre Rio Verde, em Goiás, e Rondonópolis, em Mato Grosso, é vital para o corredor logístico da região Centro-Oeste. Este caminho é frequentemente caracterizado pelo intenso tráfego de veículos de carga e de passeio. A proposta de concessão das rodovias não apenas busca aumentar a segurança dos motoristas por meio de medidas como instalação de iluminação adequada, sinalização melhorada e monitoramento de acidentes, mas também inclui a criação de pontos de parada e descanso para caminhoneiros, aspectos frequentemente mencionados como precários por profissionais do setor.
Segundo Tarcisio Barbosa de Oliveira, sócio da empresa T. B. O. Transportes, as condições atuais forçam muitos motoristas a dormir à beira da estrada, o que não apenas compromete sua segurança, mas também gera preocupação sobre a prevenção de assaltos.
A valorização da infraestrutura rodoviária pode contribuir significativamente para o aumento da qualidade de vida, especialmente para aqueles que dependem da terra para o sustento, como o engenheiro agrônomo Jacson Ferreira da Silva. Com seus trabalhos na pecuária e no cultivo de frutas, Jacson tem destacado que a logística é um dos maiores desafios da região, devido às extensas distâncias entre os pontos de produção e consumo. “Melhorias na logística e na segurança são essenciais para o desenvolvimento do setor”, afirma.
Em Cáceres, no Mato Grosso, o secretário de Assuntos Estratégicos, Jeremias de Pereira Leite, ressaltou a relevância das rodovias para o escoamento da produção. Ele acredita que, após a duplicação das estradas locais, haverá um significativo aumento na eficiência logística, beneficiando toda a comunidade.
Atualmente, cerca de 80% das rodovias em Mato Grosso estão em boas condições, uma melhoria notável em relação aos 67% de 2022. Goiás apresenta índices ainda mais altos, com 86% das estradas federais bem conservadas, um aumento de 16 pontos percentuais desde o final de 2022. Essas evoluções nas condições de infraestrutura foram apontadas como fatores cruciais para o Brasil ter saído recentemente do Mapa da Fome da ONU, evidenciando como uma rede de transporte eficaz pode impactar positivamente a produção agrícola e, consequentemente, a qualidade de vida da população. A trama entre boas estradas e produção alimentar crescente mostra a relevância destas iniciativas para o desenvolvimento social e econômico do país.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes