logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Trupe Canguelê de Alagoas brilha no Festival Internacional de Teatro de Bonecos na Rússia.

COMPARTILHE

A cultura alagoana se destaca mais uma vez em um cenário internacional. A Trupe Canguelê – Teatro de Bonecos de Alagoas foi escolhida como a única representante brasileira no XX Festival Internacional de Teatros de Bonecos “Vistas de Ryazan”, que ocorrerá de 12 a 18 de setembro de 2025, na Rússia. Este festival, considerado o mais importante do gênero no Leste Europeu, reunirá companhias de mais de 20 países para celebrar suas três décadas de existência.

O grupo levará ao festival o espetáculo “Folguedos das Alagoas – Sentimentos e Expressões da Nossa Gente”, que fará parte do projeto especial “Oriente+”. A Trupe dividirá o palco com tradições icônicas, como o Teatro de Pingyang da China, um legado com 900 anos de história. A montagem homenageia as manifestações culturais alagoanas, incluindo Pastoril, Fandango, Guerreiro, Bumba-meu-boi e Coco Alagoano. Os bonecos que compõem o espetáculo foram cuidadosamente elaborados com materiais recicláveis, sob a direção do artesão e bonequeiro Daniel Silva, refletindo um compromisso com a sustentabilidade alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Essa seleção é um marco não só para a nossa arte, mas também para a forma como Alagoas se comunica culturalmente com o mundo, mantendo suas tradições mais genuínas”, ressalta o diretor Ricardo Camilo. Para Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, essa conquista representa um motivo de orgulho para o estado. “Levar a essência da nossa cultura popular para a Rússia é uma forma de mostrar a criatividade e a representatividade de Alagoas. É a prova de que nossa arte tem qualidade e impacto”, afirma.

Fundada em 2021, a Trupe Canguelê tem se consolidado como uma referência no teatro de bonecos brasileiro, participando de eventos na Argélia, Honduras e Sérvia. Em 2024, com apoio do governo alagoano, o grupo também foi o único representante do Brasil no Festival Folk Cantanhede, em Portugal, onde encantou mais de 5 mil espectadores.

Com informações e imagens do Governo de Alagoas.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade