logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hospital Metropolitano de Alagoas oferece apoio e esperança a paciente com câncer de mama.

COMPARTILHE

Hospital Metropolitano de Alagoas Proporciona Tratamento Oncológico a Paciente com Câncer de Mama

No último dia 28 de julho de 2025, Marly Barbosa, de 68 anos, deu um passo significativo em sua batalha contra o câncer de mama, iniciando o tratamento de quimioterapia no Hospital Metropolitano de Alagoas, em Maceió. Depois de se submeter a uma cirurgia para a remoção do tumor, Marly se mostra corajosa e esperançosa, contando com o apoio de uma equipe multiprofissional dedicada que tem se mostrado essencial em sua jornada de superação.

O tratamento que Marly recebe é parte do Plano Estadual de Oncologia (PEO), que foi lançado em outubro de 2023 com o intuito de aprimorar e descentralizar a assistência especializada em Alagoas. Ela representa uma entre milhares de mulheres que, anualmente, enfrentam o diagnóstico de câncer de mama, uma condição que tem maior chance de cura quando identificada precocemente.

Marly compartilhou suas emoções em relação ao diagnóstico: “Foi um susto, sem dúvida. Contudo, desde que soube da doença, recebo um cuidado que me traz conforto e força. Aqui no hospital, sempre me senti acolhida. Agora, começo a quimioterapia cheia de fé, tanto em Deus como nos profissionais que cuidam de mim como se eu fosse da família”, afirmou a paciente, que se preparou para um total de seis ciclos de quimioterapia.

A médica Rafaella Toledo, coordenadora do PEO, destacou a importância do tratamento de Marly como um reflexo do que o programa visa garantir em Alagoas: “Nosso objetivo é salvar vidas. O estado oferece uma gama de serviços, desde exames que possibilitam o diagnóstico precoce até os processos de cirurgia, quimioterapia e acompanhamento contínuo. Nosso compromisso é com um atendimento completo e humanizado, e o Hospital Metropolitano se destaca nesse aspecto”.

O Hospital Metropolitano não apenas se destaca pela tecnologia avançada utilizada em seus tratamentos, mas também pelo ambiente acolhedor que proporciona a cada paciente. Cada pessoa que ingressa na instituição traz uma história única e, na jornada de Marly, o apoio familiar e a fé são aspectos importantes, mas é no hospital que ela encontra o suporte profissional necessário para enfrentar a doença com esperança renovada.

Casos como o de dona Marly são um poderoso lembrete da importância da prevenção. A detecção precoce do câncer de mama pode ser vital. Inúmeras mulheres não apresentam sintomas e, assim como Marly, podem descobrir a doença durante exames de rotina. Autoexames, mamografias e consultas médicas regulares são fundamentais para assegurar a saúde feminina.

Atualmente, o Hospital Metropolitano de Alagoas conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), oferecendo uma gama completa de serviços que vai do diagnóstico ao tratamento e acompanhamento. Os pacientes diagnosticados ou com suspeita de câncer podem acessar esses serviços por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município, onde podem agendar uma consulta que, posteriormente, será encaminhada pelo Sistema de Regulação Estadual (Sisreg) para o hospital.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade