No próximo sábado, dia 26 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizará a primeira edição do Programa Corações da Paz nas Escolas, uma iniciativa que visa levar serviços de saúde essenciais diretamente à comunidade. O evento ocorrerá das 8h às 16h, na Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, localizada no bairro Vergel do Lago, em Maceió.
Esse programa é parte de uma estratégia maior promovida pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que tem como foco atender as comunidades mais vulneráveis da região. O intuito é não apenas oferecer atendimento médico, mas também fortalecer os laços sociais na comunidade, promovendo um ambiente mais propício ao desenvolvimento coletivo.
Durante o evento, a população terá acesso a uma gama de serviços de saúde gratuitos. Entre eles, estão consultas com médicos clínicos gerais, pediatras e psicólogos, triagem clínica, aferição de pressão arterial, peso e altura, além de exames importantes, como teste de glicemia, e testes para hepatites B e C, sífilis e HIV. As equipes de saúde estarão preparadas para fornecer orientações sobre prevenção e cuidados de saúde, e também para encaminhar casos que necessitem de um suporte mais especializado à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Além disso, haverá disponibilização de agendamentos para quem deseja inserir o Dispositivo Intrauterino (DIU).
Gustavo Pontes de Miranda, secretário de Estado da Saúde, enfatiza a relevância dessa ação, afirmando que iniciativas como o Programa Corações da Paz são fundamentais para democratizar o acesso à saúde. Ele destaca que a presença dos serviços nas comunidades é uma forma eficaz de acolher e cuidar das pessoas, além de promover uma maior equidade no acesso aos serviços públicos. Essa é uma oportunidade não apenas de atender às necessidades imediatas da população, mas também de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável para todos.
Com um leque diversificado de atendimentos, o evento promete ser um marco importante na luta pela melhoria da saúde nas regiões mais carentes, refletindo um compromisso das autoridades com a promoção do bem-estar social.
Com informações e fotos da Sesau/AL