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Ministério da Agricultura inicia concessão de BR-364/RO com investimentos de R$ 10,23 bilhões

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O Sistema Rodoviário BR-364/RO acaba de entrar em uma nova fase com a assinatura do contrato de concessão pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Este projeto inovador marca a primeira concessão federal de rodovia no estado de Rondônia e será gerido pela Concessionária de Rodovia Nova 364 S.A., um consórcio formado pelas empresas 4UM e Opportunity, que venceu o leilão realizado recentemente. Durante um período de 30 anos, estão previstos investimentos significativos que totalizam R$ 10,23 bilhões para a operação, manutenção e modernização dos 686,7 quilômetros da rodovia.

A BR-364 é uma via estratégica que conecta Porto Velho a Vilhena, na divisa com o Mato Grosso. Sua melhoria é fundamental para o escoamento da produção agropecuária, além de promover a integração regional e garantir a segurança viária. O projeto inclui diversas execuções de infraestrutura, com destaque para a duplicação, que contempla 107,5 quilômetros, além da implantação de faixas adicionais e vias marginais, que somam 190,5 quilômetros e 17,8 quilômetros, respectivamente. O plano ainda prevê a construção de 24 passarelas, 90 pontos de ônibus e 24 passagens de fauna, integrando a preocupação com o meio ambiente às obras.

Com a assinatura do contrato, a concessionária está autorizada a dar início imediato às obras. O sistema de pedágio foi definido em R$ 0,19 por quilômetro, com um desconto de 5% sobre a Tarifa Básica apresentada, a qual será implementada assim que certos critérios de segurança e conforto, estipulados pela ANTT, forem cumpridos.

Antes da formalização do contrato, o acesso antecipado da concessionária foi liberado para realizar intervenções emergenciais, como as que ocorreram na ponte sobre o rio Candeias, fazendo com que as condições de tráfego fossem adequadas para os usuários desde o início das atividades.

Os estudos que fundamentaram a concessão foram conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o respaldo da ANTT e envolveram audiência pública para garantir transparência e participação da comunidade. Essa rodovia é essencial para a logística regional, conectando estados como Rondônia, Amapá, Amazonas, Pará e Maranhão. Além de impulsionar o desenvolvimento econômico, também atua como uma importante rota terrestre, integrando o Norte do Brasil ao restante do país.

Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes

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