O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) participou recentemente do 8º Encontro do Fórum Nacional de Unidades de Conservação, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Este evento teve um significado especial, pois comemorou os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e abordou assuntos fundamentais para a gestão e a proteção dessas áreas no Brasil. O encontro teve como principal objetivo fortalecer a colaboração entre os estados da federação na busca pela preservação ambiental.
Entre os representantes de Alagoas estava o gerente das Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, que acompanhou atentamente as discussões. Uma das pautas significativas da conferência foi a conexão entre as áreas protegidas, incluindo a análise de mosaicos de unidades de conservação, reservas da biosfera e corredores ecológicos. Durante os três dias de atividade, um documento importante chamado Carta dos Desafios do SNUC foi assinado, estabelecendo diretrizes para os próximos 25 anos.
Nazário destacou que a carta traz uma série de previsões e recomendações sobre como a sociedade e os gestores de meio ambiente devem agir para implementar a Lei do SNUC (Lei nº 9.985/2000). O documento enfatiza a necessidade de unir esforços em múltiplas áreas, como compensação ambiental, inclusão de povos indígenas, apoio à criação de novas unidades de conservação nos municípios e garantir a sustentabilidade financeira dessas iniciativas. Ele ressaltou a importância do encontro, que reuniu representantes de vários estados, organizações e a sociedade civil, todos com o intuito de integrar e fortalecer as unidades de conservação no Brasil.
O evento contou ainda com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que destacou os avanços no país. Atualmente, o Brasil possui cerca de 2,6 milhões de km² de áreas protegidas, distribuídas em 3.185 unidades de conservação, em comparação aos 754 mil km² e 1.053 unidades registradas em 2000, ano de criação do SNUC.
O estado de Alagoas, que apresenta 102 Unidades de Conservação, é um dos que se destaca pela proporção de áreas protegidas em relação ao seu território. Com uma significativa presença de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), Alagoas ocupa a 12ª posição em área de proteção e a 8ª em número de reservas, o que representa 11,73% do seu território compreendido por Unidades de Conservação.
O Fórum Permanente do Sistema Nacional de Unidades de Conservação foi estabelecido em agosto de 2018 e, por meio da Portaria GM/MMA nº 1.065, de 22 de maio de 2024, tornou-se um espaço fundamental para a interação entre formuladores e executores das políticas relacionadas às Unidades de Conservação. Esse fórum é uma ferramenta crucial para coordenar e expandir as diretrizes do SNUC, refletindo a importância do envolvimento contínuo dos diversos stakeholders na preservação ambiental.
Com informações e fotos da Semarh/AL