logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Banco do Nordeste Ajuda Viveiro em Alagoas a Aumentar Produção em 50%

COMPARTILHE

O primeiro viveiro de mudas registrado em Alagoas alcançou um aumento significativo em sua produtividade, graças ao suporte do Banco do Nordeste (BNB). Localizado no município de Arapiraca, o viveiro é especializado no cultivo de mudas de frutas cítricas e hortaliças, com uma produção semanal de cerca de 20 mil unidades. A pequena empresa, conhecida como Alagoas Cítrus, iniciou suas operações em 2009 e desde então tem servido não apenas a localidades em Alagoas, mas também em Sergipe, Pernambuco e Bahia.

Mediante uma linha de crédito destinada a micro e pequenas empresas, a Alagoas Cítrus foi capaz de adquirir dois caminhões e uma semeadeira, ferramentas que eram cruciais para otimizar o transporte e a comercialização de seus produtos. Este investimento, possibilitado pelo BNB, resultou em um aumento de 50% na produtividade. José Lourenço, o empreendedor responsável pela Alagoas Cítrus, reconhece o impacto positivo do apoio do banco desde que se tornou cliente em 2017. Ele destaca que o uso de novas máquinas revolucionou seu processo de embalagem, permitindo que fosse realizado por apenas três funcionários, em comparação aos dez necessários anteriormente.

Karla Regina, gerente de Relacionamento do BNB em Arapiraca, enfatiza a importância de oferecer apoio financeiro estratégico para desenvolvimentos de pequenos negócios como o de José Lourenço. Ela defende que o papel do BNB é essencial para assegurar que empreendedores com recursos limitados possam se expandir e sustentar suas operações no mercado.

No presente, a equipe de José Lourenço é composta por 20 funcionários, incluindo seus três filhos: Jefferson, Wellington e Wesley. Estes também têm sido beneficiários do BNB por meio do Programa Agroamigo, que propicia microcrédito rural para atividades de agricultura familiar. Este programa tem sido uma força motriz na promoção do desenvolvimento econômico e social dos pequenos agricultores, ao oferecer crédito orientado e assistência contínua.

Jefferson, um dos filhos de José Lourenço, conseguiu, com a ajuda do Agroamigo, ampliar as áreas de irrigação e adquirir uma máquina semeadora. Este investimento levou a um aumento de 50% na produção de hortaliças, que chegam a 10 mil pés de alface por semana. As hortaliças produzidas por Jefferson abastecem mercados locais e feiras em todo o estado, demonstrando o alcance e o impacto da iniciativa familiar.

O caso da Alagoas Cítrus exemplifica como a parceria entre instituições financeiras e pequenos empreendedores pode resultar em expressivo avanço econômico e social, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional.

Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: BNB

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade