Faltando apenas um mês para o início dos Jogos Pan-americanos Júnior em Assunção 2025, que terão sua cerimônia de abertura em 9 de agosto no Estádio Defensores del Chaco, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) está nos últimos preparativos para garantir que os atletas brasileiros tenham condições ideais para obter um desempenho excepcional em território paraguaio. O evento reunirá cerca de 3.800 atletas de 41 nações e distribuirá mais de 200 vagas diretas para os Jogos Pan-americanos de Lima 2027. O Time Brasil contará com aproximadamente 600 pessoas, incluindo 380 jovens atletas entre 12 e 23 anos, que competirão em 39 modalidades.
O principal objetivo do COB neste evento é maximizar a classificação de equipes e atletas para Lima 2027. Segundo Marco La Porta, presidente do COB, o Brasil está bem preparado para alcançar um desempenho notável. Ele destaca que a estratégia adotada para os Jogos Pan-americanos Júnior reflete a visão do esporte olímpico brasileiro, com foco no desenvolvimento sustentável das modalidades e talentos esportivos. La Porta ressalta a importância de criar as melhores condições possíveis, em parceria com confederações e atletas, para que novos campeões possam emergir.
No Paraguai, a liderança da missão estará a cargo do ex-judoca Leandro Guilheiro, duas vezes medalhista olímpico e com vasta experiência no cenário esportivo. Atualmente, Guilheiro é coordenador técnico de judô no Esporte Clube Pinheiros e participa ativamente da Comissão de Atletas do COB.
Guilheiro se mostra otimista quanto à preparação e estrutura oferecidas pela equipe do COB. Segundo ele, a missão olímpica envolve um grupo dedicado que trabalha intensamente para proporcionar as melhores condições aos atletas. Além disso, ele ressalta a oportunidade única que esses jovens têm de dar os primeiros passos em direção ao sonho de participar dos Jogos Olímpicos, vivendo a experiência de um grande evento multiesportivo.
Jorge Bichara, consultor de esportes do COB, menciona que os preparativos seguem rigorosos, mantendo um padrão elevado de organização, já estabelecido ao longo dos anos em várias edições dos Jogos Olímpicos. Bichara destaca que o principal objetivo é proporcionar experiência aos jovens atletas, possibilitando que vivenciem a magnitude de representar o Brasil e desenvolvam a capacidade de enfrentar a pressão de grandes competições no futuro.
Em última análise, embora o amadurecimento dos atletas seja essencial, não se pode esquecer do desempenho e da busca por excelência. Para Guilheiro, é vital que os jovens atletas também cultivem a mentalidade de alto rendimento, assumindo responsabilidades e se esforçando para alcançar seus objetivos nos Jogos Pan-americanos Júnior. Assim, a poucos dias do evento, o Time Brasil segue determinado a conquistar tanto a experiência quanto os resultados desejados.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: A um mês dos Jogos Pan-americanos Junior Assunção 2025, o Time Brasil, com 380 jovens atletas, prepara-se para buscar vagas para Lima 2027. Com foco em performance e desenvolvimento, o COB realiza os últimos ajustes para garantir a melhor estrutura. Liderada por Leandro Guilheiro, a equipe está pronta para aproveitar essa experiência única e buscar grandes resultados. Foto: Não especificada, Time Brasil.